Análise do impressionante desempenho do Boston Celtics nos arremessos de três pontos

web editor  

O Boston Celtics é um dos times mais completos da NBA e atual campeão da liga. Com uma estrela comprovada como Jayson Tatum e um dos melhores jogadores considerados como "segunda opção", Jaylen Brown, o time tem um elenco sólido. Além disso, conta com dois defensores de elite, Jrue Holiday e Derrick White, que contribuem significativamente no ataque quando necessário. O veterano Al Horford traz versatilidade ao time, enquanto o pivô de elite Kristaps Porzingis reforça a defesa. Os Celtics parecem imparáveis e se tornam um verdadeiro pesadelo para seus adversários quando estão completos.

Os Celtics foram frequentemente criticados pela falta de arremessos de três pontos na temporada 2023-24, mas ainda assim conquistaram o título da NBA. No entanto, as coisas estão diferentes em 2024-25. Eles não estão apenas dominando os adversários com seus arremessos do perímetro, mas estão fazendo isso em um ritmo histórico. Os números não mentem e, embora tenhamos apenas duas semanas de temporada regular, Boston está a caminho de destruir todos os recordes coletivos de bolas de três pontos da Liga.

Nos oito primeiros jogos da temporada 2024-25, o Boston Celtics converteu 152 arremessos de três pontos, o primeiro time nesse quesito na Liga. Para efeito de comparação, o recorde anterior era de 141, marca alcançada pelo Milwaukee Bucks em 2020-21. Em relação às tentativas de arremessos de três pontos, que incluem tanto as convertidas quanto as desperdiçadas, os Celtics têm 407, também superando o recorde anterior, que era de 382, ​​de propriedade do Houston Rockets na campanha 2019-20.

Jayson Tatum e Payton Pritchard têm se destacado entre os companheiros em termos de volume e eficiência. Após os 15 jogos de segunda-feira (4), ambos estão entre os cinco primeiros da Liga em arremessos de três pontos convertidos por jogo: 4,1 para Tatum e 4,0 para Pritchard. Este último está tendo um início de temporada excelente e não seria uma surpresa se o nome dele aparecesse em rumores de trocas à medida que o calendário avança. Pritchard tem uma média de 16 pontos por jogo saindo do banco, com um aproveitamento de 43,2% do perímetro. Essas duas estatísticas são as mais altas da carreira do ex-destaque da Universidade do Oregon.

Mas podemos voltar a falar do arremesso de três pontos dos Celtics? Boston ocupa o primeiro lugar na NBA em pontos por jogo com origem na bola de três pontos, com um total de 57, superando quem vem a seguir (Golden State Warriors, Chicago Bulls e Charlotte Hornets) por uma margem de 7,7 pontos. Não à toa, os Celtics também lideram o ranking de bolas de três convertidas por jogo, com 19, superando Golden State, Chicago e Charlotte por 2,6 bolas. Pode não parecer muito, mas são praticamente oito pontos a mais do perímetro que o Boston está somando em comparação com outras equipes.

Uma área em que os Celtics não lideram a NBA é a do aproveitamento de arremessos de três pontos, embora estejam entre os 10 primeiros. Os 37,3% de aproveitamento ocupam o oitavo lugar na lista, liderada pelo New York Knicks com impressionantes 41,4%. Mesmo que os Celtics não liderem a Liga nessa estatística, os arremessos de três do time já estão quebrando recordes.

No momento em que você pensava que o Boston Celtics não teria como melhorar, ele encontra uma maneira de se destacar da concorrência. E se o time conseguir sustentar este nível histórico de pontuação da linha dos três pontos, pouquíssimas (ou até mesmo nenhuma) equipes conseguirão freá-lo à medida que a temporada avança.